Ludus Magisterium
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
arnie
arnie
Admin
Mensagens : 146
Data de inscrição : 25/05/2019
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro
http://www.arnaldovcarvalho.com.br

O que é jogo? Empty O que é jogo?

Sex 31 maio 2019, 20:35
[22/4 21:14] Pedro Tolosa Jogos: 3) pensando ainda na discussão sobre definições práticas para jogos e educação. Esclareço que , nem de longe, pretendo esgotar o assunto, mas gosto de definições que sirvam para o cotidiano, ainda que sejam um cobertor curto, mas ainda assim, é um cobertor. Vamos lá, eu gosto de pragmatismo.

Minha concepção tende a pensar a funcionabilidade de algo. Algo pode ser arte e ainda assim, ser um objeto de uso cotidiano. Por exemplo um abridor de garrafa. Pode ser ornamentado. Mas se é um abridor ou um objeto de arte isso tem mais a ver com uso principal. Se fica na mesa ou parede mais de enfeite, sendo usado só em ocasiões especiais, é mais arte que abridor. Se fica na gaveta e apesar de bonito, é usado como.abridor no cotidiano, é mais abridor que arte.

O.mesmo.para jogos. Se um dixit é mais usado como.enfeite que como jogo, ou mais admirado pelo.valor estético, é arte para fins práticos. Se é um jogo, exposto.ou não, na sala de casa, e está ali.mais para ser jogado do que para ser visto, é jogo, principalmente.

Seguindo por.esta linha, arte é uma forma de jogar com os.sentidos, e os.jogos uma forma de elevar a.capacidade de raciocínio a uma forma de.arte. a frase ainda pode.ser.melgorada, mas.talve já ajude.

Terá uma penca de exceções, mas como linha geral deve funcionar, eu espero

[22/4 21:29] Daniel Santana Jogos: em minha humilde opinião fecal, tem que ter alguns aspectos específicos pra ser jogo…

[22/4 21:35] Paula Piccolo Jogos: Jogo tem todos os elementos de jogo. Senão, é atividade gamificada.
arnie
arnie
Admin
Mensagens : 146
Data de inscrição : 25/05/2019
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro
http://www.arnaldovcarvalho.com.br

O que é jogo? Empty Re: O que é jogo?

Sex 31 maio 2019, 20:45
Mas ambos podem ser arte

[22/4 21:36] Daniel Santana Jogos: ou brincadeira
[22/4 21:36] Daniel Santana Jogos: ou brinquedo

[22/4 21:51] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Para um jogo ser arte, ele deve ser produzido como tal, e reconhecido como tal em termos práticos...

[22/4 22:01] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Walter também tem um distinção Clara para o jogo e ele não compara a arte
..

[22/4 22:02] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Ele fala que o jogo, o brinquedo e a brincadeira, são formas de apropriação do real impostas pelo adulto em uma primeira instância...
Mas que só se torna bribquedo através da fruição da criança...Outra coisa, ele fala dos jogos e dos adultos na segunda guerra mundial...Lá os adultos utilizam o jogo como forma de abstração, de fuga da realidade diante de uma existência insuportável... Ou seja, o jogo não é arte, é uma desafio intelectual que retira a consciência do real temporariamente...

[22/4 22:06] Paula Piccolo Jogos: O círculo mágico seria a arte contida em cada jogo!!! Interessante

[22/4 22:06] Max De Carvalho Jogos: Eu já diria, com o entendimento de Schiller, que o jogo (ludus) é um meio de captar o real. Não muito longe
desse significado

[22/4 22:07] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Nope, seria o tempo dentro do tempo e o espaço dentro do espaço sem uma valoração artística. É o tempo e o espaço que servem ao jogo e só ao jogo...
arnie
arnie
Admin
Mensagens : 146
Data de inscrição : 25/05/2019
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro
http://www.arnaldovcarvalho.com.br

O que é jogo? Empty Re: O que é jogo?

Sex 31 maio 2019, 20:54

[23/4 19:53] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Quando discutimos jogos, não estamos discutindo certas ocorrências de fatores biologicamente inevitáveis, embora eles possam ser etologicamente prováveis. Pelo contrário, estamos discutindo fenômenos multidimensionais, variados na finalidade cultural a que eles são aplicados e inerentemente suscetíveis, por essas razões variadas, a muitos possíveis sistemas de análise conceitual. - Sutton-Smith & Avedon, 1971a, p. 4

[23/4 19:54] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Mas tentamos estabelecer formas de reconhecimento para estudo acadêmico de qualquer forma! 😀

[23/4 19:55] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Isso também me oferece uma crítica a abordagem da neuro educação nos jogos, não? Quando ele cita "fatores biologicamente inevitáveis"! Na educação tem a vertente desenvolvimentista que relaciona as questões biológicas às práticas corporais, dentre eles os jogos…
arnie
arnie
Admin
Mensagens : 146
Data de inscrição : 25/05/2019
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro
http://www.arnaldovcarvalho.com.br

O que é jogo? Empty Re: O que é jogo?

Sáb 01 Jun 2019, 07:11
[7/5 19:34] Paula Piccolo Jogos: Participação voluntária. É um dos elementos de jogo. Segundo caillois, huizinga e mcgonigal
[7/5 19:41] Suellen Jogo Educação: Nessa concepção o jogo é um material potencialmente significativo
[7/5 19:41] Suellen Jogo Educação: Capaz de promover a aprendizagem
arnie
arnie
Admin
Mensagens : 146
Data de inscrição : 25/05/2019
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro
http://www.arnaldovcarvalho.com.br

O que é jogo? Empty Re: O que é jogo?

Sáb 01 Jun 2019, 07:27
[4/5 15:33] Arnaldo Carvalho:

"Eles estão jogando o jogo deles.Eles estão jogando de não jogar um jogo.Se eu lhes mostrar que os vejo tal qual eles estão,quebrarei as regras do seu jogo e receberei a sua punição. O que eu devo, pois, é jogar o jogo deles,o jogo de não ver o jogo que eles jogam".


R. D.
Laing
Conteúdo patrocinado

O que é jogo? Empty Re: O que é jogo?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos