Ludus Magisterium
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
arnie
arnie
Admin
Mensagens : 146
Data de inscrição : 25/05/2019
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro
http://www.arnaldovcarvalho.com.br

Ação do jogo e Gameficação Empty Ação do jogo e Gameficação

Sex 31 maio 2019, 11:30
[28/3 12:17] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Uma discussões mais espinhosas hoje é da relação de valor entre Serious Games e a gameficação...
[28/3 12:18] Luciano Bastos Jogo Educaçao: A ação do jogo, seguindo a definição mais aceita, educacional deve permitir o "fazer da dicsiplina", a ação do jogo deve permitir a construção de conhecimento (quando pensado para isso)...
[28/3 12:19] Pedro Tolosa Jogos: Sim. Eu me lembro do RPG sendo usado sem critério nos anos 90. Teve muito trabalho ruim.
[28/3 12:19] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Sim, pode se rum exemplo, mas é importante ressaltar...
[28/3 12:19] Pedro Tolosa Jogos: E aula de jogos como tapa buraco.
[28/3 12:20] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Ele vai contribuir de alguma forma...
[28/3 12:20] Luciano Bastos Jogo Educaçao: No caso dos RPGs na década de 90 a grande pegada foi o claro incentivo a leitura, lembra?
[28/3 12:21] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Mas não é desse elemento do jogo sobre o qual qual falo. Vamos deixar de lados os gêneros e categorias...
[28/3 12:21] Pedro Tolosa Jogos: Sim. Mas também teve coisas como ensinar história ou matemática usando jogos e RPG e eram coisas geniais ou bem riins
[28/3 12:21] Pedro Tolosa Jogos: Bora
[28/3 12:22] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Eu falo é que temos a gameficação de provas, de testes de avaliações de desepemnho diversas, fixação entre outras características mas na maioria das vezes não temos o desenvolvimento do conhecimento específico objetivado na ação do jogo!
[28/3 12:22] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Sim!
[28/3 12:22] Luciano Bastos Jogo Educaçao: Esse foi o caso do meu primeiro jogo educativo, na época eu não tinha ainda essa crítica estabelecida!
[28/3 12:24] Pedro Tolosa Jogos: Então. Em psicologia organizacional o termo Gamificacao está na esfera do coaching. Termo da moda mas que significa um amplo leque de vidas, e muitas delas ruins.
[28/3 12:24] Pedro Tolosa Jogos: Leque de coisas
[28/3 12:28] Pedro Tolosa Jogos: A ideia é formatar um pouco o que chamamos de Gamificacao (e já começa a existir um pouco mais de consenso , me parece) e como a ferramenta pode ser usada ou melhorada. E como, em termos práticos, transformar isso em um projeto ou ação. Não sei se é por aí que estava pensando.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos